terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Andy Warhol Muse


Hoje, passeava eu pelo style.com antes de ir tomar um café, e heis que me deparo com uma secção chamada "BEAUTY ICON: WARHOL'S SUPERSTARS"!


Nunca o disse mas sendo o primeiríssimo post deste blog uma foto dela, podem logo depreender que sou admiradora da grande musa: Edie Sedgwick!
E admiro para o bom e para o mal (não sou apologista de atitudes que nos degradam!! não vão vocês começar a fazer contas).

Lembrei-me então que nunca lhe fiz um post.

Eu descobri a Edie numa revista Vogue, há muito tempo atrás. Eu amava warhol, não fosse eu na altura uma pequenina que devorava histórias da arte e tudo o que com ela se relacionasse.

A história de Edie chamou-me a atenção e, entretanto, saiu o FACTORY GIRL... Confesso que o filme não me satisfez minimamente. Não sei se era de mim, da minha idade ou quê - achei superficial.
A verdade é que foi na busca de conhecer melhor a musa por trás de Andy e a rapariga descrita na Vogue que o vi e li algumas publicações online.

O meu fascínio já não é tanto... isto é, já nem falo de fascínio, mas de admiração!
Foi a primeira a ser intitulada "It Girl" pela Vogue.

Edie apareceu na Factory em 1965 e tornou-se a mais conhecida musa de Andy.
As suas sobrancelhas grossas, o seu estilo e lado aristocrata levaram-na a entrar no POOR LITTLE RICH GIRL cujas filmagens foram realizadas no seu apartamento, em Nova Iorque. No filme, fundamentalmente, ela descreve como gastou a herança em alguns meses: aparece a fumar imenso enquanto fala ao telefone e experimenta roupas. Mas este foi um dos muitos filmes de Warhol em que ela participou.

O ambiente na Factory era o que nós normalmente classificamos como "hard core" e os filmes do artista não tinham grande sucesso comercial.


No entanto, Edie atraiu as atenções para estes (ou para a sua actuação neles) uma vez que aparecia sempre com um visual fora do comum mas impressionante (sempre com os seus mini-vestidos, collants e brincos gigantes).


Depois de se chatear com o pintor, teve uma relação com Bob Dylan e andou em algumas instituições para doentes mentais.
Morreu de Overdose com 28 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow this blog with bloglovin

Follow mm